Alimentação saudável ajuda a parar de fumar?

alimentos com baixo indice glicemico

Hoje nós vamos falar sobre um assunto que poucas pessoas comentam por ai, que é a relação entre uma alimentação de qualidade e o vício em cigarro – além de outros tipos de vícios.

Como você pode ver, os assuntos relacionados a parar de fumar aqui no blog fogem da mesmice, indo contra aquele mesmo bla bla bla de sempre e tentando passar informações verdadeiras, cientificamente comprovadas, que vão realmente ajudar você a conseguir a meta que tanto deseja.

Hoje vamos falar sobre como a alimentação saudável pode impactar no seu vício do cigarro e ajuda-lo a largar esse vício o mais rápido possível.

Uma alimentação errada, que tenha como base carboidratos, farináceos e açúcares propicia ao cérebro um efeito vicioso parecido com o do cigarro. Essas substâncias acabam tornando-se viciosas, liberando dopamina no cérebro sempre que são consumidas, proporcionando prazer momentâneo.

O mesmo ocorre com quem fuma que, ao colocar o cigarro na boca e dar uma tragada, sente prazer ao fazer aquilo, onde o cérebro libera dopamina e tem um prazer momentâneo. Depois de um tempo, você sentirá vontade por mais prazer e voltará a fumar.

Uma alimentação saudável interrompe a liberação de dopamina proveniente dos açúcares e massas, diminuindo assim a dependência do cérebro a esse hormônio. Porém, se você fumar, no primeiro mês que tentar parar, seu cérebro irá pedir mais e mais dopamina para repor aquela que não vem mais do cigarro.

Por isso algumas pessoas engordam quando param de fumar, pois usam a comida como fonte de escape para continuar jogando dopamina no cérebro.

Porém, algumas atividades podem ajuda-lo a melhorar esse cenário, tais como:

  • Praticar exercícios, que são ótimos liberadores naturais de dopamina;
  • Fazer sexo, que é a maior atividade proporcionadora de prazer (evite masturbação);
  • Meditação;
  • Socialização.

É isso, espero que tenham gostado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s